Instituto Brasileiro de Museus
Museu Histórico Nacional“Museus indígenas” na exposição de longa duração Îandé

O Museu Histórico Nacional celebra a história e a contemporaneidade das lutas, das resistências e da diversidade dos mais de 300 povos indígenas no Brasil. A presença e o protagonismo dos povos originários na história brasileira é um dos princípios que movem a atuação de nossa instituição.
Aproveitamos para convidar todo mundo a conhecer ou rever a exposição “Îandé: aqui estávamos, aqui estamos”, que abre o circuito de longa duração do museu. Inaugurada em fevereiro de 2023, a exposição conta com dois eixos: um dedicado à arqueologia dos povos originários no território brasileiro e outro dedicado às histórias e à força da presença indígena na contemporaneidade do país.
Fruto de um trabalho de caráter coletivo, a exposição resulta de um processo curatorial compartilhado entre a equipe do MHN, especialistas em arqueologia e parceiros fundamentais. Hoje destacamos o núcleo “Museus indígenas”, que contou com a curadoria de Antonia Kanindé (@antoniakaninde), Suzenalson Kanindé (@suzenalsonkaninde), e Alexandre Gomes (@amanayparangaba). Pensado como um espaço de destaque aos diversos museus indígenas, sua primeira versão é dedicada ao Museu Kanindé.
Quem visita a exposição poderá se debruçar sobre objetos das culturas indígenas que compõem há algum tempo o acervo do museu e outros mais recentemente adquiridos a partir das parcerias com diversos representantes dos povos indígenas.
O MHN funciona das 10h às 17h, de quarta a domingo. Para mais informações, entre em contato pelo endereço faleconosco.mhn@museus.gov.br