Instituto Brasileiro de Museus
Museu Histórico NacionalAna Maria de Jesus Ribeiro: Anita Garibaldi

A personagem histórica catarinense Anita Garibaldi (Laguna, 1821), que combateu na guerra dos Farrapos (1835-1845) ao lado de seu companheiro, o italiano Giuseppe Garibaldi, destacou-se na batalha dos Curitibanos contra o império em prol da República Juliana em Santa Catarina.
Já na Itália, o casal se envolveu na luta do movimento Jovem Itália pela unificação italiana. Anita faleceu em 1849, durante a fuga de uma batalha em Roma. Seu retrato, pintado por Joaquim da Rocha Ferreira em 1933, encontra-se na exposição de longa duração “A construção do Estado” do Museu Histórico Nacional.
“Atrelar sua imagem somente como a companheira de Giuseppe Garibaldi é invisibilizar o papel de Anita como mulher que escolheu estar e viver esta batalha. Mesmo sendo considerada nominalmente como heroína desde a Revolta, é comum encontrar referências que a citam como mera coadjuvante ou como pertencente ao seu companheiro, características da sociedade patriarcal opressora que objetifica a mulher.”
Esse é um trecho do texto “Retrato de Anita Garibaldi”, de Flávia Figueiredo, na publicação “Histórias do Brasil: 100 objetos”, disponível em pdf para download gratuito. Baixe o livro e leia o texto na íntegra.